28 novembro, 2006

Benfica-OBSC - Eliminatória da Taça de Portugal

Parte da nossa história - Na época 80/81 o OBSC também se deslocou ao velhinho Mário Duarte em Aveiro, para defrontar o Beira Mar.


É notícia!!! Saiu o Benfica ao OBSC para a Taça de Portugal!!! O jogo será no Estádio da Luz.
Depois do Sporting na época de 1980/1981, agora o Benfica.
Da próxima que venha o Porto.
Em jogos a contar também para a Taça de Portugal, O OBSC, em épocas anteriores, já defrontou outros emblemas de nomeada, tais como, o Rio Ave em Oliveira do Bairro(1-2), O Marítimo no estádio dos Barreiros (0-4) e o Salgueiros em Oliveira do Bairro (1-8).

Foi no já longínquo dia 20 de Dezembro de 1980.
O OBSC defrontou o Sporting no seu habitat natural e não se amedrontou com o seu poderio.Rezam as crónicas que "foi um jogo de igual para igual”. Na 1.ª parte pertenceram aos Falcões as melhores oportunidades.

Foi mesmo superior ao credenciado adversário. Estivesse Henrique nos seus dias, e o Leão teria "ensacado" na 1.ª metade, pelo menos, 2 "batatas". Falhou golos certos.

No final desta 1.ª parte, e na sequência de uma bola parada, Raúl Águas, ao tentar amortecer a bola para Rafael, fê-lo com tanta mestria, que a bola só parou no fundo da sua própria baliza.

Na 2.ª parte, o OBSC nunca foi inferior ao Sporting, tendo irritado os sócios locais, ao ponto do seu capitão Manuel Fernandes ter feito manguito para os mesmos.
O Sporting, só aos 76 minutos conseguiu fazer o 2-0.
O OBSC ainda reduziu para 1-2 aos 88 m com golo de Raul Águas.
O resultado mais justo teria sido o empate, o que levaria a que o Leão tivesse que voltar a medir forças com os Falcões na Bairrada. Mas tal não aconteceu.

Ficou para a história a boa imagem deixada pelo OBSC, fazendo tremer o Leão, num jogo que contou com uma assistência bairradina bastante participativa, que se fez deslocar em comboio especial a terras alfacinhas.

Com arbitragem de Agostinho Santos de Leiria, Sporting alinhou com:
Fidalgo, Virgílio, Eurico,Zezinho, Mário Jorge , Ademar, Nogueira, Lito, Marinho, Manuel Fernandes e Freire (Barão).

E o OBSC, comandado por Francisco Andrade, apresentou:
Rafael, Amílcar, Mendonça, Marques e Sarrô; Niza, Herculano e Henrique (Amorim); Raul Águas, Cardoso e José Augusto (Marabuto)

Era presidente do clube, o Sr. Eng.º Manuel Silvestre, e no campeonato da II Divisão o OBSC viria a classificar-se em 3.º lugar, tendo ficado a um pequeno passo da liguilha que dava acesso à 1.ª Divisão Nacional.

Do lote de equipas que participaram no campeonato, destaque para o Alcobaça, Beira Mar, Águeda, União de Leiria, Covilhã, Caldas, Cartaxo, Torreense, União de Santarém, Nazarenos e Portalegrense.