«Numa equipa que se quer de topo, todos os jogadores têm de participar em todos os momentos do jogo... guarda-redes incluído»
«Campo grande a atacar, linhas juntas a defender; uma reação forte à perda da posse de bola; uma estrutura fixa em termos posicionais e uma estrutura móvel, ou seja, há jogadores que têm posições fixas no campo e há outros que, pela sua dinâmica, têm mobilidade, apesar de ter que haver sempre um equilíbrio posicional»
«Há quem diga que os jogadores mais criativos - aqueles com grande potencial ofensivo - devem ser poupados ao nível das tarefas defensivas. Eu penso que quem diz isso percebe pouco de futebol! Quem diz isso ou é o adepto comum, ou é o jornalista ou o crítico que, como quase todos, sabe pouco de futebol, ou é o treinador que ainda não chegou ao topo ou que já cá esteve e já desapareceu. Porque, no futebol de hoje, esses conceitos estão completamente mortos. Os onze jogadores têm de saber o que fazer em posse de bola e os onze jogadores têm de saber o que fazer quando o adversário tem a posse de bola»
(José Mourinho)